DIREITOS FUNDAMENTAIS

Os direitos fundamentais possuem caráter de "norma constitucional", São direitos com fundamento no Princípio da Soberania Popular, tais direitos tendem a obedecer os critérios de razoabilidade e proporcionalidade previstos na lei , suas caracteristicas são: historicidade, inalienabilidade, imprescritibilidade, irrenunciabilidade, inviolabilidade, universalidade, concorrência, efetividade, interdependência e complementaridade.

Os direitos fundamentais são invioláveis, enquanto não podem ser desrespeitados por qualquer autoridade ou lei infraconstitucional, sob pena de ilícito civil, penal ou administrativo

A efetividade dos direitos fundamentais é assegurada pelos meios coercitivos dos quais dispõe o Estado para garantir a possibilidade de exercício das prerrogativas constitucionais ora aventadas.

Seguidores

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

MANTIDA ECISAO O TSE, STF DECIDE POR 7X3

STF mantém decisão do TSE e Ficha Limpa está valendo

Por sete votos a três, o STF decidiu manter a decisão do TSE pela cassação do registro de Jader Barbalho (PMDB). O resultado garante a aplicação da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135) nestas eleições, no caso do candidato ao Senado pelo Pará, e deve ter repercussão em recursos similares que chegarão à Corte.
Leia mais

Alvaro Dias e Serys comemoram decisão do STF sobre Lei da Ficha Limpa

A votação do mérito terminou empatada em 5 a 5. Em seguida, o ministro Celso de Mello, que havia votado a favor do recurso de Jader, defendeu a aplicação do inciso II, do artigo 205, que sustenta a manutenção da decisão do TSE. Aderiram a essa interpretação os ministros Joaquim Barbosa, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Ayres Britto, Ellen Gracie e o presidente Cezar Peluso. Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Marco Aurélio defenderam a tese vencida de que Peluso deveria dar um "voto de qualidade" para desempatar.
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Nenhum comentário: