DIREITOS FUNDAMENTAIS

Os direitos fundamentais possuem caráter de "norma constitucional", São direitos com fundamento no Princípio da Soberania Popular, tais direitos tendem a obedecer os critérios de razoabilidade e proporcionalidade previstos na lei , suas caracteristicas são: historicidade, inalienabilidade, imprescritibilidade, irrenunciabilidade, inviolabilidade, universalidade, concorrência, efetividade, interdependência e complementaridade.

Os direitos fundamentais são invioláveis, enquanto não podem ser desrespeitados por qualquer autoridade ou lei infraconstitucional, sob pena de ilícito civil, penal ou administrativo

A efetividade dos direitos fundamentais é assegurada pelos meios coercitivos dos quais dispõe o Estado para garantir a possibilidade de exercício das prerrogativas constitucionais ora aventadas.

Seguidores

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Vagas previstas em edital garantem nomeação

Vagas previstas em edital garantem nomeação
01/07/2010 - 11:00 | Fonte: TJRN

A 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte definiu, mais uma vez, que um candidato aprovado em concurso público, dentro do número de vagas, tem o direito subjetivo de ser nomeado e empossado, já que a Administração se vincula ao que afirmou previamente no edital do concurso.

A decisão, cuja relatora foi a juíza Maria Zeneide Bezerra (Convocada), segue precedentes do Superior Tribunal de Justiça e da Corte Estadual.

Desta vez, o caso ocorreu no município de Acari e envolveu uma candidata, que concorreu ao cargo de professora de Ciências do quadro efetivo de pessoal da prefeitura, para o qual foi aprovada em terceiro lugar.

A relatora destacou que, no presente caso, não se verifica qualquer motivo para reformar a sentença original, já que o edital do concurso previa a disponibilidade de uma vaga para professor de Ciências e que, após a não apresentação da primeira colocada e a renúncia do segundo, conforme declarações prestadas pelo próprio Ente Público, cabe à candidata o direito subjetivo à vaga.

Apelação Cível n° 2009.011596-8

Nenhum comentário: